sexta-feira, 27 de março de 2009

Multimídia e Educação

O artigo Multimídia e Educação de Alex Fernando Teixeira Primo trabalha a questão da utilização da multimídia no processo de aprendizagem escolar. Ele relaciona o uso de títulos educativos em multimídia com o uso de videogame. De acordo com Primo, “as cores, sons, animações, vídeos, textos e a possibilidade de interação prendem o usuário ao aprendizado como se fosse um divertido jogo”. Isso demonstra o porquê dos títulos educativos, atualmente, estarem se voltando para a educação através de jogos “que visam avaliar a assimilação dos conteúdos e fixar os ensinamentos aprendidos através da brincadeira”.
O autor argumenta que o uso de multimídias resgatou o hábito da leitura, desgastado pelos meios de comunicação de massa eletrônicos, através da interação. Isso quer dizer que, ao interagir, o usuário deve primeiramente se inteirar do conteúdo textual para, em seguida, interagir.
Além disso, a multimídia oferece, através de informações que se cruzam, se confrontam e se conjugam a todo instante, “poucos limites à atividade cognitiva normal”.
A tecnologia multimídia, de acordo com o autor, não se coloca como uma ameaça ao professor. Pelo contrário, se torna uma valiosa ferramenta que conta com a mediação do mesmo.
Segundo Primo, a hipermídia permite que o usuário consiga ir além do texto, através da “integração de texto, gráficos, animação e som em um programa multimídia usando elos interativos" (Tway, 1993, p. 225). Isso dá maior liberdade ao usuário que passa de passivo a ativo, no momento em que ele pode “escolher se quer ver tal assunto em foto(s) ou vídeo(s), por exemplo, ou se prefere assistir a todas as informações disponíveis”, e tudo isso em alta velocidade. Para que a utilização dessa ferramenta na educação seja eficiente, “é preciso que os títulos multimídia consigam através do design de interfaces intuitivas, de alto poder de navegação e recuperação de informações, e da técnica de hipertexto apresentar conteúdos de alta carga informativa através dos mais diversos canais possíveis (vídeo, animações, textos, gráficos, etc.)”.

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