quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ensino Médio Inovador

O Mec pretende mudar o currículo do ensino médio. A idéia é transformar as 12 disciplinas atuais em quatro grandes áreas: línguas; matemática; exatas e biológicas; e humanas.

Em uma entrevista para o G1, a secretária de Educação Básica do MEC Maria do Pilar comentou: “queremos que o aluno perceba que o conteúdo ensinado em sala de aula tem aplicação prática”. E mais: “queremos que ele consiga fazer a relação entre as áreas aprendidas, como geografia, física, biologia e química, e o rio que passa ao lado da sua escola.”

A expectativa é de que essa proposta seja aprovada até junho. Porém, “ainda precisará ser discutida e provavelmente deve acontecer uma audiência pública antes de ser aprovada”, declarou a secretária.

Essa proposta casa com as alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será dividido em quatro grandes áreas. “O vestibular tem um rebatimento sobre o ensino médio e congela a possibilidade de inovação. Com o fim das disciplinas no ensino médio e o novo Enem, pretendemos dar uma nova orientação a formação dos alunos.”
O MEC também propõe um aumento de 25% na carga horária (de 2.400 horas para 3.000 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contribuições