segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia do orgulho nerd


Imagem do filme "A vingaça dos nerds", 1984.


A idéia de comemorar o "Dia do orgulho nerd" nasceu na Espanha, em 2006. Lá, esse dia é conhecido como "Dia do orgulho Geek". Geek é uma gíria inglesa que define "nerds descolados". São pessoas que conhecem bastante tecnologia e informática e que se dedicam intensamente a atividades intelectuais complexas. Os geeks também apreciam a leitura de quadrinhos e vídeo-game de última geração. Mas também apreciam a literatura, o cinema, a música, entre outras artes, o que lhes concede a imagem de nerds sociais dos tempos atuais.

Aqueles filmes da década de 80, como “A vingança dos nerds”, que produziram o estereótipo do nerd anti-social, rejeitado, mau tratado pelos colegas da escola, que passava o dia todo estudando, estão por fora. Como relata Renato Bueno em uma matéria dedicada a esse tema no G1, os nerds dos tempos atuais “têm vida social, saem para se divertir, têm amigos (nerds ou não), sabem se comunicar e, no quesito tecnologia, estão passos adiante de boa parcela da população. Dominam redes sociais, montam seus próprios computadores (consertam os de amigos e familiares), derrubam o mundo com um smartphone em mãos e criam blogs e podcasts quando querem”.

Os geeks são cool e estão na moda. Sabe aquela pessoa descolada, que sabe falar sobre tudo, que tem uma vida social intensa, que é figurinha repetida em espaços cult, que está antenada em arte e novas tecnologias? São os geeks. Eles são badalados, admirados, imitados. As redes sociais estão repletas deles e é justamente através delas que a maioria deles conquistou seu espaço ao sol. No lugar de pessoas com problemas sócio/afetivos, com comportamento estranho, surgem personalidades marcantes, cheias de opinião e que têm grandes habilidades no campo da tecnologia e da informática.

E convenhamos que os geeks estão com tudo no mercado de trabalho. Adivinhe o perfil do profissional que o google procura? De acordo com o diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes, “hoje tem valor em ser nerd. Aqui no Google, somos meio geek, e buscamos pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir”.

Sendo assim, os geeks estão cada vez mais orgulhosos de si: abrem comunidades no orkut sobre o orgulho de ser nerd, criam blogs, grupos de discussão sobre o tema, marcam encontros etc. O nerd confinado a uma vida solitária ficou no passado. Agora, eles estão com tudo e em todas.


Leia mais:
Nerds: Geeks, Trekkers, Otakus e Afins
50 coisas que todo nerd/geek deve saber
Preconceito é coisa do passado, dizem nerds assumidas

Internet é palco de manifestos para o 'dia do orgulho nerd'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contribuições