sábado, 4 de abril de 2009

O planejamento pedagógico

A questão-problema deve estar presente em todos os momentos do processo de conhecimento. Ao iniciar um conteúdo como, por exemplo a Revolução Francesa, espera-se que o professor instigue o aluno a um questionamento inicial. Nesse momento, o aluno é encorajado a expor idéias que serão comprovadas ou refutadas posteriormente.

Esse processo permite que o aluno acione a imaginação para solucionar os problemas que se apresentam, possibilitando a reconstrução do conhecimento pela própria ação desse aluno de buscar respostas.

O próximo passo é o levantamento de informações que gera o aumento do conhecimento sobre o tema pesquisado e treina olhar do aluno para a observação científica. Nesse momento, é importante que se dê atenção aos novos conceitos que aparecerem, o que exige que o professor tenha se preparado, conhecendo profundamente o objeto de pesquisa.

Todas as etapas do processo de aprendizagem devem ser devidamente registradas para que o aluno tenha a possibilidade de refletir sobre as suas hipóteses iniciais. Ao verificar se é possível comprovar ou não sua hipótese inicial, o aluno poderá prosseguir em duas opções de ação. Se as dúvidas permanecerem, recomenda-se que a turma seja incentivada a continuar pesquisando através de livros, internet, entrevista com um especialista etc. Caso a pesquisa gere novas dúvidas, pode ser interessante outro projeto de estudo que suscite novas buscas por novos conceitos.

Esse procedimento deve ser realizado através de uma seqüência didática bem articulada que contenha objetivos, conteúdos, séries alvo, desenvolvimento em etapas e avaliação. O planejamento prévio é o grande segredo de qualquer atividade pedagógica. Quando avaliamos riscos, pesquisamos sobre o tema, projetamos resultados, planejamos as etapas etc., temos maiores de chances de sucesso nos nossos propósitos.

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