terça-feira, 2 de junho de 2009

8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#8.ART)

Para não perder o embalo dos congressos e encontros que estão acontecendo por aí, segue uma ótima pedida: 8º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#8.ART). Esse encontro está repleto de temas interessantíssimos. Veja:
T 1 - Arte, tecnologia e territóriosT 2 - Educação da cultura visual
T 3 - Gamearte: interações multiusuário
T 4 - Bioart: a natureza humana
T 5 - Ativismo artístico no século 21
T 6 - Dispositivos não convencionais de interação
T 7 - Arte, educação, ciência e tecnologia
T 8 - Traços urbanos nas novas mídias locativas
T 9 - Poéticas digitais
T 10 - Instalações interativas subversivas
T11 - Cartografias colaborativas computacionais
T12 - Corpo midiático
T13 - Laboratórios de pesquisa em arte e tecnologia
T14 - Transtextualidade e autoria no contexto da cibercultura
T15 – Mídias interativas.

O encontro será realizado nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2009 no auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília.
Eu e o publicitário Rafael Puga encaminhamos o nosso resumo e estamos aguardando a confirmação de aceitação. Para aqueles que se interessam por poéticas digitais, segue abaixo o resumo enviado:
Pintura, poesia e ambiente digital: a experiência virtual do leitor-espectador frente às obras de Munch e Drummond


Janaína Rodrigues Bueno e Rafael Puga Lemes


Palavras-chave: poesia, arte digital, pintura, interação


Um quadro são linhas, cores e texturas, mas é também a descrição e a narrativa que o espectador faz dele. Neste artigo, tentamos analisar uma possível leitura feita pelo espectador imerso em um ambiente digital a partir do encontro da percepção sensível do poeta Carlos Drummond de Andrade frente à matéria representada por Munch no quadro O Grito. Como se dá a passagem dessa carnação para o corpo verbal dos poemas de Drummond? O olhar do espectador vem intrometer-se nesse jogo, estabelecendo um triângulo de leitura com os outros dois olhares. Buscamos detectar essa perspectiva original de transcodificação através da experiência do espectador que interage com o objeto artístico em um ambiente virtual, norteados pela noção de Museu Imaginário de Malraux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contribuições